Na Raiz do Relacionamento

Ser responsável, para Viktor Frankl, significa ser capaz de responder ao que nos é solicitado. Responsabilidade, portanto, refere-se à capacidade de responder, de oferecer respostas.

Ora, responder a alguma pergunta não significa liquidá-la, reduzir toda e qualquer porta uma vez aberta. É memorável a constatação de Charlie Brown:

Peanuts

 No entanto, o fato de não podermos solucionar todos os problemas ou mesmo de constantemente termos que nos defrontar com a modificação das perguntas, não deve nos fazer recuar diante do desejo e da possibilidade de oferecermos respostas. Na verdade, isso deve reforçar a nossa constatação de que cada um oferece a resposta que pode, age com o que genuinamente pode, e é o conjunto de respostas em frentes diversas que faz com que um desafio possa ser enfrentado com uma força muito maior do que a nossa inicialmente pequenina.

Por isso, hoje – nesse Dia Mundial do Meio Ambiente – é com grande alegria que tornamos público a concretização de um pequeno, mas para nós muito significativo, projeto: Na Raiz do Relacionamento. Essa idéia se concretiza através do Projeto Click Árvore, da ONG SOS Mata Atlântica.

Na verdade, é um projeto que se abre em dois ramos:

  • Uma árvore por cliente, ou seja, para cada um de nossos clientes será adquirida uma muda em sinal de lembrar que a nossa relação profissional também se converte numa relação de cuidado com o meio-ambiente;
  • Uma árvore por mês de existência, ou seja, ao final de cada ano comemorado pela FRACTAL Núcleo de Avaliação Psicológica serão adquiridas 12 mudas em sinal dos meses passados.

Essa é uma primeva resposta que oferecemos hoje, com grande alegria. Em breve, temos a expectativa e o desejo de que muito mais possa ser feito, plantado e colhido. E em todos esses instantes futuros, esperamos estar sempre de braços dados com as pessoas que nos ajudam a continuar caminhando: nossos amigos, clientes, parceiros, apoiadores, etc… Toda grande família da FRACTAL Núcleo de Avaliação Psicológica.

Esse projeto é uma resposta em agradecimento pelo que já aconteceu, com o sinal claro de que estamos esperando pelo muito que ainda há de vir.