Ética

A ética é o bem de nós todos. Essa definição exalta o caráter de unidade que os atos da FRACTAL Núcleo de Avaliação Psicológica procuram conter: eles não são unilaterais, não atingem um só propósito, não olham para um instante apenas. O bem de todos requer um olhar amplo e envolve o exercício desafiador da justiça, do rigor, da paciência, e de todos os outros valores importantes para nós: valorizar a pessoa, pessoalidade, qualidade, beleza, humildade, responsabilidade ambiental.

Ética é exercício, é a aplicação consciente do valor. É carregar no ato o desejo pela consciência, pelo olhar e pela novidade. É fazer com que o ato gere conseqüências concretas, ou seja, que o ato seja um gesto. Buscamos habitar nos nossos gestos pois são eles aquilo que melhor nos definem.

Nosso hábito, nosso costume, nossa morada: exercício profundo do nosso ser para um bem maior do que nós mesmos. Sem sermos idealistas, somos presente e profundamente éticos.

Sorolla y Bastida, Joaquim - Ninã en la playa - 1910

 

A reprodução total ou parcial deste conteúdo é expressamente proibida, salvo com autorização por escrito do autor. Conteúdo registrado no 2º Ofício de Registro de Títulos e Documentos de Belo Horizonte – Minas Gerais [Registro nº. 1070514].